fbpx

Será que vale a pena financiar um imóvel? Descubra aqui!

financiar um imóvel
7 minutos para ler

Que o sonho da casa própria é o desejo de boa parte dos brasileiros, já se pode imaginar. Comprar uma casa ou apartamento à vista é quase impossível para maior parte da população do país. Por isso mesmo, volta e meia aparece surge a dúvida: vale a pena financiar um imóvel?

Bom, apesar dos inúmeros fatores a serem analisados, para a maioria dos potenciais compradores, a reposta é: sim. Mas, para que você possa tirar suas próprias conclusões, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Você vai conhecer as vantagens, os documentos necessários e o procedimento para conseguir realizar o seu sonho. Confira!

O que é um financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário consiste em uma linha de crédito de oferecida por instituições financeiras, públicas ou privadas, destinadas à aquisição de imóveis. Este tipo de contrato pode ser contraído por pessoas físicas ou jurídicas.

No entanto, para pessoas físicas, é necessário ter 18 anos ou mais. E, em ambos os casos, é preciso não possuir restrições de crédito e comprovar capacidade de pagamento ao longo dos anos, especialmente tendo em vista que esses contratos têm prazos de quitação que chegam a 30 anos.

No que tange aos imóveis, podem ser adquiridos de pessoas físicas ou jurídicas, novos ou usados, na planta ou em construção.

Com conseguir um financiamento?

A primeira lição para conseguir um financiamento imobiliário é: mantenha seu nome limpe, suas finanças em dia e organize seus documentos. Isso é fundamental para comprovar sua capacidade de pagamento.

Segundo passo é, em posse dos documentos e já tendo realizado uma pesquisa prévia, procure seu gerente. Exponha para ele o seu desejo. Realize uma simulação e faça seu cadastro para o financiamento.

Caso seu cadastro seja aprovado, você pode começar a procurar o imóvel dos seus sonhos. Antes que seja possível celebrar o contrato, o imóvel também passará por uma avaliação. Quando será necessário apresentar documentos dos vendedores e do bem.

Apenas após essa etapa é que se dá a assinatura do contrato. O documento será, então, registrado em um Cartório de Registro de Imóvel. A partir daí, você é legalmente reconhecido como o proprietário.

Mas lembre-se, a realização desse sonho exige disciplina no pagamento das parcelas, o que em nada diminui as vantagens de tomar essa decisão, como demonstramos a seguir.

Por que vale a pena financiar um imóvel?

Antes de tudo, pergunte-se: tenho ou terei condições, hoje ou em um futuro próximo, de adquirir um imóvel à vista? Se a resposta for não, um financiamento imobiliário é a melhor opção para você.

Primeiro porque existem opções no mercado com as quais você pode mudar para sua casa desembolsando apenas 10% do valor da entrada. E esse valor pode, inclusive, ser de recursos do seu FGTS. Os outros 90% poderão ser quitados em suaves prestações ao longo dos próximos 360 meses.

Mas a facilidade de aquisição não é a única vantagem em financiar um imóvel, citamos outros 5 bons motivos para você começar a procurar o seu agora mesmo:

1. Sair do aluguel

A primeira e mais evidente vantagem em se financiar um imóvel é, justamente, deixar para trás o aluguel. E todo o desgaste geralmente relacionado à condição. Afinal, o recurso empenhado no pagamento do aluguel é um dinheiro de caminho único, só sai. Sem retorno.

Além disso, ainda que o mercado tenha legislação e jurisprudência sólidas, é desconfortável viver à mercê de contratos de locação. Uma vez, que a maior parte deles tem duração mínima de 24 meses, convertidos após o decurso do prazo para “tempo indeterminado”. Isso significa que você está sujeito a ter que se mudar a cada dois anos em média.

E aí, recomeça toda a sina por um novo lar, um novo fiador, uma nova empresa de mudança.

2. Constituir patrimônio

Adquirir seu primeiro imóvel será o pontapé inicial para que você constitua um patrimônio sólido. Ainda que possa lhe parecer um início modesto, esse é, sim, o primeiro passo.

Afinal, adquirir um imóvel é a maneira mais tradicional e segura de investir o seu dinheiro. Além disso, com sabedoria e algum esforço de pesquisa, é possível, até mesmo, alcançar uma significativa valorização.

No futuro, quando a sua carreira já tiver decolado e você se consolidado como profissional, seu primeiro imóvel pode ser utilizado como entrada para a compra de um bem mais valorizado. Quem sabe uma casa em condomínio fechado ou uma cobertura?

3. Planejar-se

Para que você possa alçar novos voos e mudar de ares no futuro, planejamento é fundamental. E essa é outra grande vantagem do financiamento de imóveis. Porque você sabe quanto vai pagar. É claro que existem — como mostramos no início do artigo — os índices de reajuste das parcelas. Porém, estes índices são definidos na assinatura do contrato. Não mudam ao longo do tempo.

Na contramão dessa situação, cada vez que você precisa assinar um novo contrato de locação, está sujeito às variações do mercado. Por isso, tantos locatários mudam com bastante frequência. Pense nisso: quantas pessoas você conhece que moram de aluguel no mesmo endereço há mais de 10 anos? E há 20 anos? Pois bem, é isso que você quer? Pular de galho em galho? Isso nos leva ao próximo item.

4. Criar laços

É tão bom quando você conhece o local em que vive. Não apenas reconhecer, mas conhecer: os vizinhos, o atendente da padaria, o dono da banca de jornal. Em mundo cada vez mais globalizado e impessoal, é tão bom se sentir parte de uma comunidade. Essa é uma vantagem incrível em ter sua casa própria. É por razões como essa que vale a pena financiar um imóvel!

Especialmente, quando você pensa no futuro. No lugar que quer criar seus filhos. Com estabilidade e segurança. Um lugar que seja feito para você e sua família. Inclusive, esse é nosso último, mas talvez, o mais importante tópico.

5. Sentir-se em casa

Trocar a cor da parede, o azulejo do banheiro, a pia da cozinha. Saber que o custo é um investimento no que é seu, sua propriedade. Não ter pedir permissão, não ter que negociar abatimentos. Decorar com criatividade e liberdade.

Esse, com certeza, é um desejo que 10 entre 10 pessoas que moram de aluguel já sentiram. E que não podem realizar. É uma comprovação inquestionável, de que vale a pena financiar um imóvel.

É claro, que seria sensacional adquirir um imóvel à vista. De preferência, nota sobre nota. No entanto, isso não é possível para a maioria dos brasileiros. Principalmente no início da vida adulta.

Como já se pôde constatar, vale a pena financiar um imóvel. Afinal, esta é uma decisão fundamental para sua tranquilidade e segurança financeira. Lembre se que nunca é cedo ou tarde demais para começar a se planejar.

Agora que você já deu o primeiro passo, não pare por aqui. Saiba mais no artigo com 10 dicas práticas para não errar na hora de fazer o seu financiamento imobiliário. Quando precisar, conte com a gente!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-