O que avaliar na primeira visita ao apartamento?

O que avaliar na primeira visita ao apartamento?

Comprar um apartamento próprio se trata de uma grande decisão na vida das pessoas. E isso ocorre pelo fato de envolver uma quantidade de dinheiro considerável, podendo levar muitos anos até quitar a dívida.

Por isso, para ter assertividade quanto ao lar que pretende morar, é fundamental que você faça a primeira visita ao apartamento. Visitando o imóvel, vai ser possível perceber o que pode se tornar um problema futuro, resultando em dor de cabeça.

Então, pensando nisso, preparamos um conteúdo repleto de dicas com a finalidade de te ajudar enquanto estiver avaliando o apartamento pela primeira vez. Confira!

O que deve ser analisado na primeira visita ao apartamento

Sem dúvida alguma, é normal se sentir atraído por um imóvel que apresente uma beleza de tirar o fôlego. No entanto, tanta graciosidade pode esconder sérios problemas estruturais.

Assim, para evitar tais tipos de contratempos, acompanhe a seguir 8 detalhes que precisam ser observados na primeira visita ao apartamento.

Analise as proximidades

Antes de promover a primeira visita ao apartamento, é muito indicado andar pelos arredores. Ao fazer isso, é possível conhecer as vias de acesso, as opções de transporte público e o comércio local.

Além disso, se atente quanto à existência de hospitais e escolas por perto. E, se possível, tente conversar com algum morador do condomínio, pois ele confirmará as suas observações e esclarecerá possíveis dúvidas.

Estado de conservação do apartamento

Assim que iniciar a primeira visita ao apartamento, dê prioridade ao estado de conservação dele. O imóvel pode conter inconvenientes que podem influenciar no valor da negociação, como é o caso de haver rachaduras.

Dessa forma, embora o apartamento seja agradável, mas não apresente boas condições estruturais, você precisa analisar o quanto gastaria com reformas na parte elétrica e/ou hidráulica.

Posicionamento do imóvel

Na primeira visita ao apartamento, procure saber se informar o imóvel recebe luz solar pela manhã ou à tarde. Informação esta é de grande importância, pois, caso o apartamento receba muita luz solar, é bem provável que você sinta calor no imóvel.

A ausência de iluminação natural pode resultar em ambientes frios, escuros ou mesmo problemas com a umidade. Logo, certifique-se de que o imóvel está localizado em uma posição que receba, adequadamente, a luz solar. 

Tamanho dos cômodos

Quando estiver fazendo a primeira visita ao apartamento, leve consigo uma trena. Com ela, você conseguirá ter noção acerca do tamanho dos cômodos.

Esse utensílio vai te ajudar a entender se os seus móveis caberão no espaço disponível, ou se você terá de adquirir móveis planejados.

Adequação às possíveis quedas de energia

Um apartamento deve estar adequado para quando ocorrer queda de energia. Neste caso, procure saber se o condomínio conta com um gerador.

Esse equipamento tende a assegurar que você continue a receber energia elétrica em sua residência, garantido, assim, o seu bem-estar.

Valor mensal do condomínio e o que está incluso

Em vista de que o valor do condomínio pode fazer diferença no seu orçamento, se torna importante saber a respeito de quanto terá que desembolsar mensalmente.

Desse modo, enquanto estiver fazendo a primeira visita ao apartamento, pergunte ao vendedor imobiliário se faturas de água e/ou luz, e gás, estão inclusas no valor do condomínio.

Além disso, procure saber também se há medidores individuais ou se ocorre de forma coletiva —  soma de todos os apartamento e, por fim, realiza-se uma média, sem considerar o tamanho de cada imóvel.

Segurança do condomínio deve ser verificada com a primeira visita ao apartamento

Outra dica de grande importância que inclui a primeira visita ao apartamento, se refere a segurança oferecida pelo condomínio.

Para isso, se informe a respeito de como ocorre o funcionamento da segurança do prédio; se conta com porteiro ou se é portaria remota.

Procure saber também como se dá o acesso ao condomínio para visitantes e não moradores — regras que englobam a entrada e saída. Tais informações dizem respeito à segurança e a facilidade de receber encomendas.

Regularização da documentação imobiliária

Além de pedir para ver todos os documentos atrelados ao imóvel, é ideal também consultar a situação dele em um Cartório de Registro de Imóveis do município.

No caso de um apartamento usado, você deve verificar com o síndico ou com a administradora se o condomínio apresenta alguma irregularidade.

Esse procedimento deve ser realizado no caso do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O novo proprietário é quem se responsabilizará no caso do apartamento conter pendências.

O Meu Primeiro Apê encontra o apartamento ideal para você

Para saber qual é o apartamento ideal, você deve visitar o site do Meu Primeiro Apê. Nesta plataforma, preencha os espaços referentes à sua renda, como: valor e categoria em que se enquadra (estágio, aposentado, MEI).

Após clicar em conheça seu futuro imóvel, você será direcionado a outra página. Lá, se a aquisição for realizada em associação a outra pessoa, esta, assim como você, deverá informar os mesmos dados.

Vale mencionar que a busca promovida pelo site Meu Primeiro Apê conta com alta tecnologia, pois, assim que concluir a compra, os robôs é que se encarregarão de fazer todo o trabalho, vasculhando a internet para encontrar o há de melhor para você!

Produtos e serviços

Além de indicar o apartamento ideal, no Blog Meu Primeiro Apê é possível sanar dúvidas sobre construtoras, documentação, finanças pessoais, dentre outros assuntos ligados à construção civil.

Incrível, não é? Agora, além de saber os principais detalhes acerca da primeira visita ao apartamento, você sabe que pode contar com o Meu Primeiro Apê para encontrar o imóvel ideal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.