Como conseguir a planta baixa do imóvel que pretende comprar?

Como conseguir a planta baixa do imóvel que pretende comprar?

A planta baixa do imóvel é muito requisitada na hora de comprar uma casa ou mesmo fazer reformas imobiliárias. E isso ocorre pelo fato da planta oferecer melhores condições de financiamento aos compradores.

Mas, antes de levar à frente o projeto traçado em papel, é de extrema importância entender a formação dos ambientes que ele mostra.

Pensando nisso, neste post reunimos os principais detalhes acerca de uma planta baixa para você comprá-la com assertividade. Confira!

Entenda o que é uma planta baixa de imóvel

A planta baixa do imóvel é a representação horizontal do bem, em que os cômodos são observados sob a vista superior. De forma geral, esse desenho mostra o imóvel visto de cima, sem apresentar o teto.

Esse tipo de planta também pode ser considerada um documento que permite compreender a interligação entre os ambientes da casa.

Além disso,  esse documento expõe as medidas detalhadas das portas, janelas e paredes, assim como comprimento, largura e espessura.

Qual a importância da planta no segmento imobiliário?

A planta baixa do imóvel, bem como outros tipos de desenho arquitetônico, começa a desempenhar sua importância antes mesmo da construção de uma casa ou apartamento. Por meio desse documento, que contém um mapa detalhado da construção, é possível quantificar os materiais necessários para edificar a obra.

Com a planta, também dá para identificar no local possíveis obstáculos antes de iniciar as obras. Assim, garante a segurança, o que tende a contribuir para o sucesso do projeto.

Quais aspectos considerar em uma planta de imóvel?

O documento (planta imobiliária) contém os principais dados para quem vai construir. Entretanto, no momento de adquirir um imóvel ainda na planta, alguns itens precisam ser verificados.

Isso significa que, além de analisar as medidas dos ambientes do imóvel, você precisa observar os seguintes detalhes:

Portas, janelas e paredes

Quando se é leigo no que diz respeito à planta baixa do imóvel, a análise desses itens pode representar um grande desafio. No entanto, essa observação não precisa ser entendida como um problema.

Para isso, basta lembrar que as portas e janelas são representadas por espaços nas laterais do desenho; enquanto as paredes, por traços mais grossos, que as destaca dentre os cômodos.

Pisos

Na hora de decidir qual imóvel comprar, é importante ficar atento aos pisos e pavimentos. Caso a residência possua dois pavimentos, por exemplo, promova a análise das duas plantas, a que constitui a parte térrea e aquela atrelada ao pavimento superior.

Se o projeto disponibilizar uma planta humanizada, se torna muito importante observar o tipo de piso que cada repartição apresenta.

Esse dado deve ser muito bem observado, pois, o material que os pisos constituem pode influenciar nos móveis.

Projeto hidráulico

Outra informação que deve ser observada em uma planta baixa do imóvel, diz respeito ao projeto hidráulico.

Em vista disso, verifique se em áreas de serviço, no banheiro e na cozinha, há espaço suficiente para os equipamentos que requerem encanamento.

Geralmente, esses detalhes podem ser verificados em projetos, fazendo a observação dos traços que delimitam as áreas em que pias, geladeiras e fogão ficarão.

Tamanho dos cômodos

Além dos aspectos citados, é imprescindível se atentar aos espaços que o imóvel compreende.  Assim, analise se a área existente entre os cômodos atende às suas necessidades.

Se você vai morar sozinho, por exemplo, e gosta de receber visitas, é bem sugestivo escolher um imóvel que possua mais espaço na sala do que nos quartos.

Quer levar sua mobília para a nova moradia? Observe se a planta baixa do imóvel dispõe de cômodos que caibam todos os móveis que você já possui. Desta forma, não vai haver gastos com novos itens.  

Como conseguir a planta baixa do imóvel?

O comprador de uma residência pode solicitar a cópia da planta baixa do imóvel por meio de duas entidades que detêm posse do documento. Nesse caso, você tem a possibilidade de requer a planta da construtora do empreendimento imobiliário, ou pedir à prefeitura em que o imóvel se encontra.

É válido mencionar que cada município guarda o documento em um determinado órgão, mas há a possibilidade de encontrá-lo na Diretoria de Controle Urbano.

Compra de imóvel com o Meu Primeiro Apê

Embora você saiba o que é e como conseguir a planta baixa do imóvel, pode ser que surjam dúvidas sobre como comprar um imóvel. Se esse é um de seus questionamentos, a solução assertiva é solicitar os serviços da Meu Primeiro Apê!

Essa organização possui uma equipe de profissionais altamente capacitados que dão conta do recado. Logo, se você precisa de uma empresa que construa com muita qualidade, o Meu Primeiro Apê deve fazer parte de seus planos.

Por que escolher o Meu Primeiro Apê?

Simplesmente pelo fato de que a aquisição imobiliária representa um empreendimento presente e também futuro.

Para tornar isso possível, você deve acessar a página do Meu primeiro Apê. Lá, preenchendo os campos específicos, dá para descobrir o seu potencial de compra. Além disso, pelos comentários de alguns compradores, você consegue comprovar o quanto a empresa é competente!

Encontre o imóvel ideal pelo Meu Primeiro Apê

O primeiro passo é visitar o site do Meu Primeiro Apê, preencher o espaço destinado à sua renda individual, bem como o tipo de renda.

Após clicar em descubra o seu potencial de compra, os robôs se encarregam de fazer todo o trabalho, vasculhando a internet em busca do que há de melhor para você.

Com isso, você não terá gasto com tempo, pois, encontrará os melhores preços da internet em um único lugar!

Produtos e serviços

Além de ser possível descobrir o imóvel ideal para você sem ser necessário sair de casa, o Meu Primeiro Apê concede acessibilidade a assuntos do segmento imobiliário.

E você pode fazer isso somente acessando o nosso blog. Nessa página, também é possível tirar dúvidas acerca de construtoras, documentação, finanças pessoais, dentre outros assuntos ligados à construção civil.

Incrível, não é? Além de ter sido informado a respeito de como conseguir a planta baixa do imóvel, agora, você sabe que pode contar com o Meu Primeiro Apê para encontrar o móvel ideal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.