fbpx

Mercado imobiliário: saiba bons motivos para investir em imóveis!

mercado imobiliário
6 minutos para ler

Ganhar e conseguir juntar dinheiro no Brasil não são tarefas fáceis para a maioria das pessoas. Por isso, quando há possibilidade de fazer um “pezinho de meia”, é fundamental aproveitar a oportunidade e investir com sabedoria e em muitos casos o investimento ideal pode estar no mercado imobiliário.

Um dos investimentos mais tradicionais e seguros é a aquisição de bens imóveis. Por isso, ainda hoje é considerado uma das melhores opções do mercado, apesar da diversificação de seus investimentos. No entanto, essa modalidade exige certo conhecimento sobre o mercado imobiliário.

É esse conhecimento, obtido por meio de exaustiva pesquisa e/ou de auxílio profissional, que vai garantir um bom negócio. Por esse motivo, é necessário levar em consideração fatores como: preço justo, valorização da região e do bem, boas condições de conservação e os melhores financiamentos – no que tange prazo e juros.

Também será esse know-how que possibilitará distinguir entre um excelente momento e outro nem tão bom para fechar negócio. Continue a leitura e saiba mais a respeito.

O mercado ontem e hoje

De 2008 a 2013, o mercado imobiliário brasileiro passou por um período de grande alta. Isso refletiu diretamente no volume de novas construções e contratos. No entanto, o setor – ligado à construção civil, termômetro econômico – foi um dos primeiros a sentir os impactos da crise.

Com um volume menor de dinheiro circulando, muitas unidades com construção já iniciada ficaram “encalhadas”, especialmente em função da restrição de crédito. Além disso, muitos imóveis usados foram colocados à venda. Ou seja, maior oferta; menor procura = queda nos preços.

Hoje, quase 5 anos após o início do período de baixa, o mercado começa a dar sinais de recuperação. Atualmente, o mercado já movimenta 60% do volume alcançado em 2013. Podemos creditar essa recuperação a dois fatores: redução drástica na construção de novas unidades e a recente retomada do crédito imobiliário.

Para você que pretende comprar seu imóvel em breve, esse é um excelente cenário. De um lado, os preços ainda não alcançaram o patamar anterior à baixa. Por outro, o financiamento está facilitado. Mas, se ainda faltam subsídios para tomar essa decisão, vamos listar 7 motivos incontestáveis para você se tornar um investidor ainda este ano.

Motivos para investir em imóveis

Segurança

Investir em imóveis é – de acordo com o mercado financeiro – uma opção de risco extremamente baixo. Trata-se de uma modalidade muito utilizada para aqueles que desejam evitar ou reduzir eventuais perdas financeiras.

Isso porque, ao optar por adquirir bens imóveis, você construirá um patrimônio sólido. Um patrimônio que não está sujeito às flutuações do mercado financeiro. Além disso, se ele for escolhido seguindo as orientações de profissionais qualificados, muito dificilmente sofrerá desvalorização no mercado imobiliário.

Formação de patrimônio

Ao adquirir seu primeiro bem imóvel, você dá início ao processo de formação de patrimônio. Não por acaso, pessoas físicas e jurídicas interessadas adotam (em todo o mundo) a aquisição de imóveis como uma de suas linhas de investimento prioritárias.

Ainda que seu primeiro imóvel seja modesto, ele lhe dará boas chances de rentabilização. Com algum planejamento e disciplina financeira, essa aquisição poderá servir a médio prazo como entrada para aquisição de outro imóvel.

Chances de rentabilidade no mercado imobiliário

Nos últimos anos, as possibilidades de rentabilização de um imóvel próprio alcançaram outro nível. Isso por causa do advento de aplicativos como o Airbnb (aluguel de quartos ou de todo o apartamento por temporada).

Para se ter ideia, de acordo com informações da empresa, “Em uma noite qualquer, 2 milhões de pessoas se hospedam em acomodações no Airbnb em 81.000 cidades do mundo inteiro. ”

Tudo é realizado seguindo procedimentos de segurança constantemente atualizados e adequados às legislações de mais de 190 países. Ou seja, atualmente, ainda que você habite o imóvel, é possível gerar alguma renda a partir da aquisição. Já nos casos em que o imóvel é alugado, muitos contratos impedem que seja efetuada a sublocação.

Facilidades de negociação

Como explicamos no início deste artigo, o mercado imobiliário no Brasil passa por um momento bastante interessante para o comprador. Isso pode ser facilmente constatado com um curto passeio pelos sites imobiliários, mas, também, pelas ruas das grandes cidades.

Em algumas localidades é quase impossível caminhar por mais de 2 quarteirões sem se deparar com uma placa de VENDE-SE. Isso vale tanto para os imóveis novos quanto para os usados, em bairros tradicionais ou novos, de todos os padrões de qualidade. Ou seja: há grande oferta no mercado.

Esse cenário, é claro, só pode favorecer o possível comprador, sem contar que as taxas de juros estão bastante atrativas. Mas vale lembrar que essas condições não são permanentes, já que sofrem alterações constantes. Desse modo, é oportuno aproveitar o momento.

Benefícios do Programa Minha Casa, Minha Vida

Também precisamos ressaltar os benefícios de se adquirir um imóvel por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida. A iniciativa do governo garante que cidadãos com *renda familiar entre R$ 1.300 e R$ 7.000 possam adquirir seu primeiro imóvel por condições especiais de prazo e juros.

Além disso, oferece subsídios variáveis de acordo com renda e valor do imóvel. Em alguns casos, os subsídios chegam a 32% do valor do bem, o que pode se configurar como uma oportunidade imperdível.

Adequação ao seu estilo e personalidade

Uma das grandes vantagens em adquirir um imóvel para investimento ou moradia é colocá-lo do jeitinho que você quer. Isso com a certeza de que todo investimento realizado terá retorno. E tem coisa melhor do que viver em um lugar que você realmente se sente em casa, um lar moldado de acordo com suas preferências e gostos?

Realizar-se

Um dos grandes motivos para investir em um imóvel é garantir a sua realização pessoal. Saber que o local para onde você volta todas as noites é seu. É o local onde vai começar a formar a sua família e onde criarão lembranças e laços de afetividade. Tudo isso sem estarem sujeitos à vontade dos proprietários em manter ou não o seu contrato.

Se você ainda não tinha certeza sobre as vantagens em investir no mercado imobiliário, agora pode colocar um fim às suas dúvidas. E para contar com a mais qualificada assessoria do mercado, entre em contato com a gente.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-