Como o IGPM afeta o valor do aluguel de imóveis? É hora de comprar?

Como o IGPM afeta o valor do aluguel de imóveis? É hora de comprar?

O aluguel de imóveis conta com inúmeros detalhes, que, somente são descobertos quando surgem conflitos entre proprietário (s) e morador (es). Discussões estas podem vir à tona, por exemplo, com o reajuste do valor do aluguel.

Em momentos assim, muitas pessoas procuram saber o porquê de alguns indicadores econômicos, como é o caso do IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado).

Então, se você quer entender como funciona esse indicador econômico atrelado ao segmento imobiliário, continue a leitura deste post e conheça os principais detalhes. Confira!

O que é de fato IGP-M?

O IGP-M se refere a um indicador responsável pelo monitoramento acerca dos preços na economia nacional. Por meio dele se torna possível mensurar a inflação em território brasileiro e acompanhar as mudanças associadas ao real.

Embora esse indexador econômico possa ser utilizado como referência no momento de reajustar o valor da energia elétrica, bem como o de outros serviços, ele é mais aplicado no reajuste de aluguéis imobiliários.

Como é feito o cálculo do IGP-M?

Com a finalidade de que o mercado financeiro esteja sempre atualizado, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) promove o cálculo mensal do IGP-M com base em outros três indicadores. São eles:

IPA-M

O Índice de Preços por Atacado-Mercado (IPA-M) foi originado com o intuito de avaliar as variações de preços das negociações associadas ao mercado atacadista, ou seja, de produtos comercializados entre empresas.

Ademais, o IPA-M é tido com grande importância no cálculo do IGP-M, pois ele representa 60% do valor deste índice.

IPC-M

O Índice de Preços ao Consumidor-Mercado (IPC-M) visa mensurar os preços dos segmentos que tendem a afetar o poder de compra do mercado consumidor.

Exemplo desse índice é notado no valor dos serviços de saúde e dos alimentos. Além disso, mencionar que o IPC-M representa 30% do IGP-M.

INCC-M

Já o Índice Nacional de Custo de Construção-Mercado (INCC-M), com peso de 10% no cálculo do IGP-M, é destinado a mensurar os preços relacionados aos segmentos imobiliários e construtivos.

Por meio desse índice se torna possível promover o reajuste de parcelas em contrato na aquisição do imóvel que estiver em construção.

A alta no Índice Geral de Preços pode te afetar

Pelo fato de ser considerado quanto custa o metro quadrado, o impacto no valor do aluguel pode diferir de um estado para outro.

Assim, nas regiões em que o metro quadrado apresenta um valor alto, por conseguinte, o IGP-M apresentará um reajuste maior do que uma região onde o metro quadrado tem menor custo.

Diante disso, saiba que os inquilinos sempre possuem margem de negociação, logo, caso o contrato que você assinou está prestes a completar mais um ano, se torna possível a tentativa de negociar um reajuste menor. 

Reajuste de aluguel: como funciona

O reajuste de aluguel deve ocorrer na data de renovação do contrato de locação, ou seja, no dia em que o contrato foi assinalado.

A variação do valor desse reajuste tem como base o IGP-M, que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulga mensalmente.

Além desse indexador, há o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), compreendido como o principal indicador de inflação brasileira.

Qual a hora de comprar um imóvel?

Como você pôde compreender, o IGP-M é um indexador importantíssimo devido ao impacto que pode causar em vários aspectos do mercado financeiro e econômico.

Dessa forma, se está em busca de proteção do poder de compra, é necessário analisar as movimentações dos preços no Brasil.

Isso significa que os preços tendem a subir enquanto o IGP-M estiver em alta. Assim, dado que os rendimentos não serão corrigidos conforme a inflação, o dinheiro pode ser desvalorizado.

Em vista disso, além de se atualizar acerca do indexador para se precaver das oscilações na Bolsa de Valores, antes de investir na compra de um imóvel é imprescindível estar atento à inflação, para assim, fazer um ótimo negócio.

Compra de imóveis pelo Meu Primeiro Apê

Em vista do que já foi informado até então sobre IGP-M e suas particularidades, é bem provável que tenha refletido a respeito de quando comprar um imóvel. Porém, você já sabe qual empresa contratar para tornar real o seu sonho?

Sabemos que essa decisão é muitíssimo importante, afinal, é imprescindível que a companhia tenha à sua disposição profissionais altamente capacitados para que tudo saia conforme o planejado.

E é pensando nisso que fazemos questão de apresentar o Meu Primeiro Apê! Nossa empresa conta com uma equipe de especialistas que dão conta do recado e, sem cobrar a mais por isso!

Assim que escolher uma linha de crédito que se adéque a sua situação financeira, saiba que todas as etapas acerca do financiamento imobiliário ficarão a nosso cargo, o que lhe livrará das dores de cabeça! 

Por que escolher o Meu Primeiro Apê?

Simples. Ao optar pelo Meu Primeiro Apê você estará pensando no presente e, de forma simultânea, no futuro. Isso porque a aquisição de um imóvel por essa empresa significará uma ação que visa atender suas necessidades momentâneas, como aquelas atreladas aos seus filhos e, quem sabe, netos.

Assim sendo, se você deseja obter êxito quanto à negociação de seu imóvel em qualquer lugar do Brasil, a contratação do Meu Primeiro Apê se mostra como uma forma assertiva de fazer isso!

Produtos e serviços

O Meu Primeiro Apê possibilita a compra de apartamento ainda na planta e disponibiliza acessibilidade a assuntos atrelados ao âmbito imobiliário (taxas e financiamentos).

O mais incrível é que você pode analisar os nossos produtos e serviços apenas acessando o site  Dessa forma, o acesso às informações do Meu Primeiro Apê pode ser realizado em qualquer lugar, desde que tenha em mãos um aparelho digital com acesso à internet.

Ficou curioso e quer saber mais sobre? Descubra em nosso site o que o Meu Primeiro Apê tem a oferecer. 

Além de ter ficado a par sobre o que é e como fazer o cálculo do IGP-M, agora, você sabe também que os produtos e serviços do Meu Primeiro Apê estão à sua disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.