O que é depreciação de imóvel e como afeta a sua decisão de compra?

O que é depreciação de imóvel e como afeta a sua decisão de compra?

O setor imobiliário é composto por muitas variáveis que, para gerar um bom retorno, necessitam de observações cautelosas, como é o caso da depreciação de imóvel. Afinal de contas, uma propriedade, assim como todo bem, está sujeita às situações que tendem a alterar sua condição e, por conseguinte, seu valor.

Assim, o fato de entender como lidar com a depreciação, faz com que seja possível utilizar o cálculo em benefício próprio no momento de fazer a venda ou a compra de um imóvel.

Então, para te auxiliar em sua jornada imobiliária, neste post, fique por dentro acerca do que é a depreciação de imóvel, qual a sua importância e o método utilizado para efetuar o seu cálculo. Confira!

Depreciação de imóvel, o que é?

A palavra desvalorização é subentendida como um sinônimo do termo depreciação, e está intrinsecamente ligada ao conceito depreciação de imóvel. Tal ideal abrange o cálculo do preço de uma construção conforme os aspectos que tendem a diminuir o seu valor no mercado.

Com base nisso, é válido mencionar alguns motivos que podem fazer com que o preço do imóvel sofra variação, como:

  • Tempo de construção;
  • Alterações efetuadas no entorno;
  • Condições atreladas à manutenção do imóvel;
  • Valorização da modalidade de imóvel ou a região em que está localizado, entre outros aspectos.

Percentual de depreciação de imóvel

No âmbito contábil, há várias maneiras em obter o percentual de depreciação de imóvel. Contudo, vale mencionar que fica estabelecido pela Receita Federal que uma construção tem 25 anos de vida útil e possui taxa anual de 4% de depreciação.

Esse imposto é atribuído somente ao imóvel, em vista de que, sob raras exceções, o terreno é separado do valor da edificação, pois o terreno não sofre depreciação.

De forma geral, o percentual que a Receita estipula, influirá diretamente em questões fiscais, que tendem a interferir sobre a decisão de compra, no pagamento de impostos, uso do bem como investimento ou na manutenção dele.

Como funciona o cálculo da depreciação de imóvel

Para melhor explicar o cálculo de depreciação de imóvel, se torna necessário que você compreenda a seguinte situação:

  • Apartamento com valor de R$ 300 mil.

Em vista desse exemplo, ao utilizar o percentual de depreciação que a Receita Federal estabelece, obteremos R$ 12 mil sobre a depreciação anual. Valor este é fácil entender ao observar o cálculo separadamente:

Depreciação = 4% ao ano sobre o imóvel

Depreciação anual = 4% de 300 mil

Assim, ao multiplicar 0,04 por 300, se tem como resultado 12 mil, sendo referente à depreciação de imóvel.

Considerando que o cálculo de depreciação de imóvel é um assunto associado à condição fiscal do bem e, sobretudo, a sua estratégia comercial, antes de iniciá-lo é de extrema importância mencionar que você deve contar com profissionais capacitados no assunto.

Importância da depreciação imobiliária

É muito importante que você esteja ciente acerca da taxa de depreciação de imóvel  para assim, avaliar o seu real valor.

Os investidores do mercado imobiliário as utilizam para entender quanto o bem valerá no futuro — embora as dinâmicas mercadológicas afetem a estimativa.

Enquanto as pessoas que estão atrás de um imóvel somente para uso residencial, ficar a par do valor da depreciação vai indicar o valor aproximado de uma possível reforma.  

Compra de imóvel com o Meu Primeiro Apê

Ainda que você tenha entendido como funciona a depreciação de imóvel, diante o empreendimento de um bem, é normal que surjam algumas dúvidas. Afinal, é um assunto que se refere a sua situação financeira.

Por isso, é de grande importância contar com uma construtora que apresente uma equipe de especialistas altamente qualificados, profissionais que se responsabilizarão em acompanhar a edificação da obra desde o começo ao fim de sua conclusão.

Pensando nisso é que apresentamos o Meu Primeiro Apê. Com essa empresa você terá tal tipo de suporte e, o mais importante, sem haver custo adicional!

Ao escolher o Meu Primeiro Apê, o primeiro passo rumo à construção de seu imóvel se dá pela escolha do financiamento que melhor satisfaça as suas condições financeiras.

Logo que tiver escolhido a linha de crédito ideal, você não terá mais preocupações e dores de cabeça, pois, todas as etapas que envolvem o financiamento imobiliário, ficam por conta do Meu Primeiro Apê!

Financiamento de imóveis pelo Meu Primeiro Apê

O financiamento imobiliário representa a aquisição de uma propriedade que, no presente, tende a atender às suas necessidades e, no futuro, significará benefícios às próximas gerações — neste caso, se tratando de seus filhos e netos.

Em vista dessas possibilidades, não há dúvidas de que você precisa optar por uma excelente construtora, organização capaz de superar todas as suas expectativas.

Assim, caso você pretenda obter êxito no que diz respeito ao empreendimento imobiliário, contratar o Meu Primeiro Apê é a forma assertiva de fazer isso!

Produtos e serviços

Além de promover acessibilidade aos assuntos que envolvem o âmbito imobiliário (financiamento e taxas), o Meu Primeiro Apê torna possível a compra de apartamento ainda na planta.

O mais surpreendente, é que você somente precisa ter em mãos um aparato digital com acesso à internet para poder analisar os serviços e produtos contidos no site www.meuprimeiroape.com.br.

Ao acessar esse site, você conseguirá encontrar os melhores imóveis sem que você gaste tempo procurando.

Quer entender mais sobre o assunto? Veja a seguir o que o Meu Primeiro Apê tem a oferecer:

  • Venda de apartamentos em diferentes estágios de construção;
  • Simulação aberta de condições de financiamento;
  • Cadastro de imóveis feito pelas corretoras.

Além de ter ficado por dentro do que se trata o cálculo de depreciação de imóvel e qual a sua importância, agora, você sabe também que os produtos e serviços do Meu Primeiro Apê estão à sua disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.