Como funciona o consórcio imobiliário? Vale a pena?

Como funciona o consórcio imobiliário? Vale a pena?

A aquisição da casa própria, a compra de um terreno para construir ou mesmo investir na reforma do imóvel, são desejos nutridos por muitos brasileiros. Mas, em razão de os investimentos no setor imobiliário serem altos, muitos destes deixam a vontade de lado.

Em contrapartida, para muitas pessoas, o consórcio imobiliário é visto como uma forma de colocar os seus planos em ação, pois, essa modalidade de investimento mostra-se ideal para aqueles que não podem assumir parcelas sob valores elevados e nem comprar à vista.

Assim, com a finalidade de tornar real o seu objetivo, neste post separamos os principais detalhes sobre como funciona e o que é um consórcio de imóveis. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Como funciona e o que é o consórcio imobiliário?

O funcionamento de um consórcio imobiliário se trata de um contrato em que um grupo de indivíduos se unem com o intuito de financiarem uma poupança em comum, para assim, adquirirem um imóvel.

Periodicamente, se cada consorciado contribuir com valores iguais, é permitido que, mensalmente, ao menos uma pessoa do grupo tenha a chance de adquirir um bem.

Com isso, são realizados sorteios entre os participantes para decidir quem ficará com o imóvel do mês.

Embora pareça um procedimento demorado, mais cedo ou mais tarde, todos os consorciados conseguirão atingir seu objetivo.

A organização e o gerenciamento dos grupos ficam por conta da empresa administradora de consórcios. É ela que, conforme o valor do crédito pretendido, distribuirá aos interessados.

Custos do consórcio de imóveis

No consórcio imobiliário, diferentemente de outras modalidades de financiamento, a instituição financeira não exige o pagamento de juros.

Contudo, o consorciado deve se encarregar com outros custos, como, taxa de seguro, administração e, a depender, do fundo de reserva.

De forma geral, esses custos chegam a representar mais de 20% do valor do bem. Logo, antes mesmo de entrar num consórcio de imóveis, é importantíssimo se informar a respeito do quanto custa a operação total.

Ainda que exista tal porcentagem de custos sobre o imóvel, há tarifas comuns em financiamentos de imóveis que, no consórcio imobiliário não existem, como é o caso do Imposto de Operações financeiras (IOF).

Algumas dúvidas sobre o consórcio de imóveis

É possível utilizar o FGTS no consórcio imobiliário?

Contanto que o recurso Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) seja utilizado após a compra do imóvel, se torna possível utilizá-lo para quitar, pagar ou amortizar o saldo devedor.

Acerca da utilização do FGTS, é importante mencionar que para adquirir o imóvel, este, deve estar em nome do titular da conta vinculada que será utilizada.

Pessoas com nome negativado podem solicitar o consórcio de imóveis?

Os indivíduos que possuem restrição podem aderir ao plano de consórcio imobiliário, pois não há impedimentos. Entretanto, no momento em que acordar o contrato, é necessário comprovar a capacidade de pagamento.

Geralmente, o consórcio de imóvel varia de 120 a 200 meses. Assim que for contemplado, o consorciado receberá, em sua conta bancária, a quantia disponível para aquisição do bem — vale ressaltar que nesse período, o sorteio pode acontecer a qualquer momento.

Quando vale a pena o consórcio imobiliário?

Esse questionamento leva a outra pergunta: você tem necessidade de se mudar urgentemente? Isto porque, caso não tenha urgência em ir para uma nova moradia, o consórcio imobiliário é uma boa alternativa.

Se for contemplado nos primeiros sorteios, ocorre a possibilidade de você ficar no final da fila, ação que pode demandar certo tempo.

Resumidamente, àqueles que não têm pressa em habitar um novo lar e pretendem começar o pagamento de seu imóvel lentamente e, sobretudo, sem juros, vale muito a pena aderir ao consórcio de imóveis.

Em que situações é possível utilizar a carta de crédito?

Descubra a seguir algumas situações que permitem o uso da carta de crédito:

  • Compra de estabelecimento comercial novo ou usado;
  • Aquisição de imóvel residencial e comercial — no Cartório de Registro de Imóveis deve possuir uma única matrícula;
  • Imóvel da zona rural — o imóvel urbano é utilizado obrigatoriamente como garantia;
  • Terreno urbanizado;
  • Terreno na zona urbana com construção de imóvel comercial ou residencial;
  • Vaga de garagem constando matrícula única no cartório de imóveis.

Financiamento imobiliário com o Meu Primeiro Apê

Em vista de que você já sabe o que é e como funciona o consórcio imobiliário, chegou o momento de colocar os planos em ação. Para isso, o próximo passo diz respeito a optar por uma empresa que tenha à sua disposição profissionais altamente qualificados.

E é por isso que fazemos questão de lhe apresentar o Meu Primeiro Apê. Essa empresa tem uma equipe de especialistas que dão conta do recado e, sobretudo, sem haver cobranças a mais por isso!

Ao optar pelo Meu Primeiro Apê, saiba que após a escolha de uma linha de crédito que se adéque a sua condição financeira, você não terá preocupações relacionadas à obras. Isso porque, ficaremos a cargo de todas as etapas acerca do financiamento imobiliário.

Por que escolher o Meu Primeiro Apê?

Pense no presente e, também, a longo prazo. Assim, aderir ao consórcio imobiliário e, logo em seguida contratar o Meu Primeiro Apê, significará uma ação que vai atender tanto suas necessidades de agora, como aquelas relacionadas às gerações futuras: filhos e, se for o caso, netos.

Ao pensar nisso, não restam dúvidas de que há uma necessidade de escolher um parceiro de qualidade, organização capaz de superar as expectativas presentes e futuras. Logo, se a sua pretensão é obter êxito quanto ao financiamento imobiliário, a contratação do Meu Primeiro Apê se mostra como a forma assertiva de você fazer isso!

Produtos e serviços

O Meu Primeiro Apê possibilita a compra de apartamento ainda na planta e disponibiliza acessibilidade a assuntos atrelados ao âmbito imobiliário (taxas e financiamentos).

O mais incrível é que você pode analisar os nossos produtos e serviços apenas acessando o site  Dessa forma, o acesso às informações do Meu Primeiro Apê pode ser realizado em qualquer lugar, desde que tenha em mãos um aparelho digital com acesso à internet.

Ficou curioso e quer saber mais sobre? Descubra em nosso site o que o Meu Primeiro Apê tem a oferecer. 

Além de ter ficado por dentro sobre os principais detalhes do consórcio imobiliário, agora, você sabe também que os produtos e serviços do Meu Primeiro Apê sempre estarão à sua disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.