Um passo a passo completo de como comprar um apartamento Morada 10 de janeiro de 2022

Um passo a passo completo de como comprar um apartamento

Como comprar um apartamento

A obtenção do primeiro imóvel, sem dúvida alguma, diz respeito a um dos sonhos de muitos brasileiros. Afinal de contas, ficar livre de pagar aluguel e conquistar um lugar para chamar de “seu”, é de fato, uma conquista e tanto.

No entanto, sair do aluguel e adquirir um imóvel envolve várias decisões que necessitam ser bem analisadas, como comprar um apartamento na planta ou já pronto para morar.

Além disso, pode ser preciso tomar certas providências para que tudo fique organizado conforme o que foi planejado.

Assim, pensando em te ajudar nessa jornada, neste post reunimos os principais detalhes  que o guiará rumo à aquisição de seu apartamento. Confira!

Trace um planejamento financeiro

Colocar as suas finanças em dia se refere ao primeiro passo acerca de como comprar um apartamento. Neste caso, você deve obter um excelente planejamento financeiro, pois, assim, você terá noção de quanto pode dispor na aquisição desse imóvel.

Vale mencionar que esse planejamento evitará que você encare situações que o obriguem a se tornar inadimplente com as parcelas atreladas ao financiamento imobiliário.

Com a finalidade de manter em ordem seu lado financeiro, basta ficar atento aos seguintes aspectos:

  • Elimine dívidas existentes: as pendências financeiras são tidas como suas piores inimigas no momento de obter um apartamento. Logo, antes de dar início aos seus planos, liquide todas as suas dívidas.
  • Evite gastos desnecessários: após ter eliminado as dívidas pendentes, chegou a hora de evitar que elas voltem. Assim, promova uma análise sobre os seus gastos e corte aqueles que não têm a necessidade de existir.
  • Conte com uma reserva emergencial: é fato que as emergências podem ocorrer a qualquer momento. Em vista disso, é extremamente importante que você tenha suas reservas. Estas, evitarão o uso de cartão de crédito ou que recorra a empréstimos.
  • Obtenha controle de seu orçamento: além da reserva que sugerimos acima, é ideal que você separe certa porcentagem de seu salário mensal, que vise cobrir a parcela do financiamento de seu apartamento, bem como o seu orçamento.

Saber como comprar um apartamento, envolve pesquisas

Após seguir todos os fatores que compõem o planejamento financeiro, chegou o momento de analisar a situação do setor imobiliário, que costuma sofrer influência política e econômica do país.

Para isso, se torna altamente recomendável a leitura de matérias associadas ao âmbito de imóveis e que, sobretudo, sejam produzidas por veículos de comunicação que passem confiança no assunto.

Pesquise também a respeito das formas de pagamento que você pode contar, verificando sempre a idoneidade das construtoras e instituições financeiras. Adjunto a isso, promova uma avaliação sobre o preço cobrado por metro quadrado nos bairros que pretende morar 

Quais são as formas de pagamentos?

A escolha da modalidade de pagamento que mais se adéque ao seu perfil, se trata de um dos aspectos de grande importância na hora de decidir como comprar um apartamento.

O fato de você ter conseguido efetuar o pagamento à vista do imóvel, é compreendido como uma ótima ação. Contudo, é primordial que se lembre que a aquisição de um imóvel, traz consigo, seus impostos.

Em vista disso, é válido ressaltar a necessidade de obter uma reserva financeira. No caso de você optar por financiar, saiba que o ideal nessa modalidade é dar o máximo possível de entrada, pois, desta forma, o valor das parcelas tendem a diminuir e afetar menos o seu bolso.

Novo ou usado: como comprar um apartamento?

Se a sua intenção é a de adquirir um apartamento novo diretamente da construtora, antes disso, você precisa procurar um corretor e junto dele certificar sobre os juros e o valor cobrado pelas parcelas.

No entanto, caso prefira financiar um apartamento usado com uma instituição financeira, é fundamental que se informe acerca dos juros, taxas e como ocorre a amortização.

Desta forma, ao analisar como comprar um apartamento novo ou usado, você vai se assegurar sobre o que decidir e assim, evitará possíveis constrangimentos, pois vai poder arcar com o combinado.

Pesquise sobre os bairros em que você pretende morar

Essa questão é de suma importância, ainda mais se você, atualmente, reside em um município grande.

Assim, sob esse aspecto, você deve escolher o bairro que seja mais conveniente, que resulte em poucos deslocamentos e, conseguintemente, proporcione mais qualidade de vida.

Se você utiliza transporte público, dê prioridade aos bairros que estejam localizados próximos de metrô e possuem várias linhas de ônibus espalhadas pela região, dispondo de fácil acesso.

Com isso, saiba que um imóvel cujo bairro esteja bem localizado, é muito provável que futuramente ele consiga ser mais valorizado.

A compra de apartamento facilitada pelo Meu Primeiro Apê

Na hora de construir, é normal se perguntar sobre qual modalidade escolher, assim como outros questionamentos que dizem respeito à compra de um apartamento.  

Por isso, é fundamental que você contrate a construtora que conta com uma equipe de especialistas super qualificados, profissionais dispostos a acompanhar a obra desde o início à sua conclusão.

Nesse caso, você pode contar com o Meu Primeiro Apê, que fornece tal categoria de suporte e, ainda por cima, sem cobrar custos adicionais!

O processo construtivo tem início com a escolha de financiamento que melhor caiba em seu bolso. Assim, após escolher uma linha de crédito, você pode ficar despreocupado, porque todas as etapas atreladas ao financiamento imobiliário, ficam por conta do Meu Primeiro Apê.

Produtos e serviços

Outra vantagem associada ao Meu Primeiro Apê está em disponibilizar, aos clientes, acesso às informações atreladas ao âmbito imobiliário (financiamento e taxas). Além disso, você consegue comprar apartamento ainda na planta.

E o mais incrível é que você pode analisar os produtos e serviços disponíveis no site https://beta.meuprimeiroape.com.br/ bastando, para isso, a utilização de algum aparato digital com acesso à internet.

Acessar esse site possibilita a simulação dos valores de entrada e também do número de parcelas do imóvel avaliado.

Ficou curioso e quer entender ainda mais sobre? Descubra a seguir o que o Meu Primeiro Apê tem a oferecer:

  • Venda de apartamentos em diferentes estágios de construção;
  • Simulação aberta de condições de financiamento;
  • Cadastro de imóveis feito pelas corretoras.

Além de ter ficado por dentro sobre como comprar um apartamento, agora, você sabe que os produtos e serviços do Meu Primeiro Apê estão à sua disposição!

Write a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *