fbpx

Como um corretor de imóveis pode ajudar a conseguir seu imóvel próprio?

corretor imobiliário
6 minutos para ler

Conquistar o sonho da casa própria requer planejamento. Por ser um bem de alto valor, deve ser adquirido com segurança e com a certificação de que a compra atingiu os interesses do comprador. Por esse motivo, é fundamental contar com a ajuda de um corretor imobiliário experiente e preparado.

Mas, você sabe qual é a função do corretor e quais as vantagens de contar com a ajuda desse profissional?

Neste post mostraremos mais a fundo o trabalho do corretor de imóveis e em quais momentos ele é fundamental na escolha do imóvel. Tem interesse no tema? Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Atribuições do corretor imobiliário

Financiamento, avaliação do imóvel, contratos. Estes são alguns aspectos que envolvem a compra de um apartamento e que precisam ser considerados a fim de evitar problemas. Esses são alguns dos motivos que explicam a necessidade de contar com o auxilio de um especialista no mercado imobiliário, no caso, o corretor imobiliário.

A Lei 12.236/2010 pontua as principais atribuições de um corretor, como verificar documentos do comprador, vendedor e do imóvel, fornecer informações sobre a negociação para as partes, ser responsável por eventuais danos gerados pela transação imobiliária, entre outros aspectos.

A seriedade exigida dessa profissão explica a existência de um conselho regional que rege o trabalho do corretor. É essa entidade que determina, por exemplo, que o profissional esteja legalizado para desempenhar as atividades no mercado imobiliário.

Procurar informações completas sobre processos de compra, venda, locação, avaliação preço e financiamentos de imóvel, seguir critérios para a elaboração de contratos, negociar valores, auxilie na busca por documentos; acompanhar visitas, etc.

Além de atuar no processo de compra e venda de imóveis, cabe ainda ao corretor imobiliário administrar condomínios, buscar novos clientes e captar imóveis.

Vantagens de contar com um corretor

Justamente por ser um profissional certificado e especializado, o trabalho do corretor imobiliário deve ser valorizado. Confira em quais momentos ele poderá te ajudar na compra do seu imóvel:

Buscas certeiras

O corretor é quem fará a intermediação entre o seu desejo e o imóvel ideal para você. Isso porque ele receberá do cliente um briefing detalhado sobre localização, tamanho, preço do imóvel e, a partir disso, passará a fazer a busca pela propriedade ideal e que é mais adequada ao seu perfil.

Não tenha dúvidas de que nesse processo de busca a experiência do corretor faz toda a diferença.

Atenção às novidades e oportunidades

Mesmo que de primeira o imóvel sonhado não tenha sido encontrado o corretor estará sempre atento a novas oportunidades. O trabalho do corretor de imóveis é estar atento ao mercado imobiliário para garantir aos seus clientes as melhores oportunidades.

Por ter uma rede ampla de contatos, ele sempre saberá se alguma novidade surgir e fará contato com o cliente. 

Segurança na negociação

A presença do corretor imobiliário permite que a negociação seja segura, uma vez que ele é o profissional mais capacitado para intermediar transações de compra e venda de imóveis.

A segurança é garantida pela experiência profissional do corretor, mas também devido ao registro de cada um junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), entidade que responde pelo trabalho da categoria e autoriza a execução do trabalho de corretagem.

Profissionais credenciados possuem carteira de identificação que comprova que ele é um profissional que pode atuar nesse ramo e que ele passou por processo de formação antes de começar a atuar no mercado de imóveis.

Além disso, por estar por dentro do mercado de imóveis, tem maior capacidade de informar o que é ou não vantajoso para o cliente.

Mediação entre as partes

Encontrou o imóvel ideal? Ótimo! Então é a hora de negociar com o proprietário valores, formas de pagamento, providenciar o financiamento imobiliário, etc. Se o corretor imobiliário estiver em ação caberá a ele intermediar os interesses e negociações. Isso facilita a vida do comprador e do vendedor.

O profissional é a pessoa certa para negociar, uma vez que tem conhecimento dos preços de mercado e garante que um bom negócio seja realizado. Se a proposta feita pelo comprador estiver dentro das expectativas do mercado, não tenha dúvidas de que ele será o primeiro a informar isto ao vendedor.

Conhecimento sobre burocracias

Comprar o primeiro apartamento não é tão simples e requer que regras sejam respeitadas, além de documentos para tornar a transação a mais segura possível.

A legislação imobiliária é completa e contratos de compra e venda devem ser bem feitos a fim de evitar colocar patrimônios e dinheiro em risco.

Ao contar com o corretor imobiliário caberá a ele conduzir esses processos burocráticos, certificando, por exemplo, que o contrato segue a norma jurídica exigida.

Além disso, dará as principais orientações sobre os financiamentos imobiliários e poderá ajudar clientes a buscar certidões e documentos necessários em todos os cartórios, já que o trabalho do corretor vai da escolha do imóvel até a pós-venda.

Disponibilidade de tempo

Outro aspecto que conta a favor da contratação de um corretor é a sua disponibilidade de tempo. Buscar imóveis, negociar, conversas com proprietários e comprados: essas são atribuições diárias do corretor. Devido ao desempenho dessa fundação diariamente ele poderá poupar o tempo entre as partes e agilizar eventuais negociações.

Ele também é responsável por agendar as visitas entre proprietário e cliente, levar o interessado até o imóvel, apresentar todos os dados sobre o espaço e tirar eventuais dúvidas que surgirem. 

Escolhendo o corretor

Antes de qualquer compra, procure informações no mercado a respeito da atuação do profissional e peça indicação de pessoas que já utilizaram o serviço.

Ter experiência no ramo garante um bom encaminhamento das transações. Um profissional que deixa pontos mal amarrados e não prioriza documentações pode causar prejuízos às pastes.

Lembre-se de que o corretor imobiliário é quem dará segurança à compra, permitirá que você escolha o imóvel mais adequado às suas necessidades que caiba no orçamento, além de agilizar a negociação. 

Agora que você já sabe os motivos para contar com a ajuda de um corretor imobiliário, entre em contato com a Meu Primeiro Apê e saiba tudo sobre o mercado imobiliário.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-