fbpx

Como o pagamento atrasado de contas influencia meu score e análise de crédito imobiliário?

Pagamento atrasado de contas
6 minutos para ler

Manter as contas em dia e ter um bom controle financeiro é a melhor forma de administrar o seu dinheiro — principalmente se você está planejando comprar o primeiro apê. Mas você sabia que o pagamento atrasado de contas tem influência direta no seu score de crédito? E, consequentemente, atrapalha a concessão de crédito, incluindo o crédito imobiliário?

Assim, é preciso se organizar financeiramente para ter um bom score. Mas, se você tem dúvidas do que é o score e como ele pode atrapalhar você na hora de conseguir o crédito para comprar seu apê novo, continue acompanhando este artigo.

Nele, você vai descobrir o que é o score, como consultá-lo e como manter uma média alta sem muitos problemas. Confira as dicas para não se perder nas despesas!

O que é score de crédito?

O primeiro passo para ter um bom score de crédito é entender como essa ferramenta funciona. O score é uma pontuação gerada pelas agências de proteção ao crédito e que indica a probabilidade do cidadão de pagar as contas em dia.

O cálculo do score é feito com a observação do seu histórico de pagamento e também do seu comportamento como consumidor, por meio de informações públicas disponibilizadas na base de dados de empresas como SPC e Serasa.

A pontuação do score é dinâmica, ou seja, ela pode mudar ao longo dos meses. A contagem do score varia de zero a mil pontos, levando em consideração fatores como o pagamento de contas em dia, um bom relacionamento com empresas e o histórico de dívidas negativadas. A pontuação funciona da seguinte forma:

  • 0 a 300 pontos: apresenta um alto risco de inadimplência nos próximos 12 meses;
  • 301 a 700 pontos: apresenta um médio risco de inadimplência nos próximos 12 meses;
  • 701 a 1.000 pontos: apresenta um baixo risco de inadimplência nos próximos 12 meses.

Como o score baixo atrapalha a aprovação de crédito imobiliário?

A concessão de crédito baseia-se no seu histórico de pagamentos, logo, é preciso que você não tenha muitos pagamentos atrasados registrados. Quando você realiza o seu cadastro para solicitação de crédito imobiliário, a empresa fará uma análise das suas informações e se você faz um uso consciente do seu dinheiro.

Casos de inadimplência costumam abaixar a pontuação do score e impedir que você consiga o crédito para realizar seu sonho. Por esse motivo, o ideal é que você pague suas contas em dia — se possível, antecipadamente. Colocar as contas fixas em débito automático é uma boa maneira de cumprir com a data de vencimento dos seus boletos.

É importante também que você acompanhe o seu score. Ele pode ser acessado gratuitamente nos sites do Serasa e do Boa Vista SCPC. É simples e rápido!

Como evitar o pagamento atrasado de contas?

Para manter sua vida financeira controlada e não atrasar os boletos, é preciso seguir alguns passos:

  • Conheça bem sua renda. Um erro clássico é considerar a renda bruta na hora de fazer orçamentos, sendo que o correto é calcular os gastos em cima da renda líquida;
  • Saiba quais são os seus gastos fixos. Liste todos os gastos mensais que você tem em uma planilha;
  • Tente conciliar as datas de pagamentos no mesmo dia, ou em datas próximas. Assim, você evita esquecer o pagamento de algum boleto;
  • Tenha sempre um fundo reserva para emergências. Ele pode salvar o seu mês quando surgir aquele imprevisto;
  • Planeje suas finanças. Você não precisa abrir mão da cervejinha com os amigos se souber controlar os seus gastos;
  • Mude alguns hábitos simples, aprenda a comparar preços e pesquise antes de comprar;
  • Aprenda a economizar. Não é porque sobrou uma grana a mais nesse mês que você vai sair gastando. Mantenha o foco.

O que pode ser feito para aumentar meu score?

A boa notícia é que é possível aumentar seu score de crédito com algumas dicas simples. No entanto, é preciso que você tenha um histórico para ser avaliado. Sabe aquela história de pessoas que sempre pagam suas contas à vista, são compromissadas com seus gastos, mas na hora de pedir o crédito imobiliário ele não é aprovado?

Isso acontece porque o pagamento à vista no dinheiro normalmente não é registrado. Ou se você não tem boletos no seu nome, não há como a instituição financeira registrar que você é um bom pagador. Se possível, pague suas contas no débito ou no cartão de crédito — o que não significa que é para fazer dívidas que não possa pagar, mas, sim, utilizar os serviços oferecidos pelos bancos para que você tenha um registro positivo.

Outras dicas importantes para manter seu score alto são:

  • Tenha o nome limpo. Se tiver dívidas ativas, renegocie com o credor e pague suas contas;
  • Mantenha os dados atualizados no Serasa. Ter as informações corretas facilita a concessão de crédito;
  • Faça um cadastro positivo e utilize seu histórico de pagamentos ao seu favor. É como manter um currículo financeiro disponível para as instituições de crédito;
  • Limpe seu histórico de consulta no CPF. Para isso, é só ir até o Serasa e solicitar que os registros de buscas pelo seu CPF sejam apagados;
  • Pague suas contas em dia. Como já dito, pagamentos atrasados geram um histórico negativo.

E lembre-se de que não é possível pagar para aumentar o seu score. Existem muitas ofertas assim na internet que, na verdade, não passam de um golpe. Pagar para aumentar seu score é ilegal! A única forma de torná-lo maior é tendo um bom comportamento como consumidor, ou seja, para ter um score alto, é indispensável que você tenha sua vida financeira sobre controle.

Normalmente, as instituições de crédito não aprovam as solicitações de consumidores inadimplentes. Por esse motivo, é preciso ficar atento para não ter pagamentos atrasados e perder o domínio das suas finanças.

Adote uma organização mínima e, em pouco tempo, você vai conquistar o sonho de comprar seu primeiro apartamento sem atrasar as parcelas de financiamento. Anote as dicas de como manter seu score alto: não é tão difícil quanto parece, e os benefícios de se ter um equilíbrio financeiro, evitando o pagamento atrasado de contas, são incalculáveis.

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude seus amigos a se organizarem financeiramente!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-