Casa ou apartamento? As vantagens de cada tipo de imóvel

Casa ou apartamento? As vantagens de cada tipo de imóvel

A aquisição de um imóvel faz parte do sonho de inúmeros brasileiros. No entanto, quando chega o momento da compra imobiliária é que surge o dilema: casa ou apartamento?

Além desse questionamento, outras dúvidas semelhantes podem surgir, afinal, adquirir um novo lar se trata de uma grande conquista.

Pensando nisso, reunimos neste post as principais vantagens que envolvem a compra de uma casa térrea ou apartamento. Confira!

Benefícios de morar em uma casa

  1. Dispõe de mais espaço

Obter uma casa térrea se mostra como uma opção muito vantajosa às famílias numerosas, que contam com filhos e/ou animais de estimação.

Vantagem essa está atrelada ao fato de uma casa oferecer uma área maior. Assim, se torna possível que as crianças brinquem sem a necessidade de procurar por praças fora do domínio doméstico.

  1. Não há taxa de condomínio

Exceto os imóveis que fazem parte de condomínios horizontais fechados, as unidades habitacionais situadas em vias abertas dispensam o pagamento de taxa condominial.

Com isso, é possível ter maior economia financeira e, se preferir, você pode empreender o dinheiro em novas instalações residenciais.

  1. Liberdade quanto às mudanças

As melhorias e mudanças na casa podem ser efetuadas sem ser preciso chegar a um acordo em comum. Isto porque, toda e qualquer decisão cabe exclusivamente aos proprietários do imóvel.

  1. Garagem

Geralmente, os apartamentos disponibilizam, no máximo, duas vagas para cada condômino. E isso, às vezes,  pode ocasionar disputa entre os moradores. Em contrapartida, existem casas térreas com espaço para estacionar vários veículos.

  1. Multifuncionalidade

Na dúvida entre casa ou apartamento, considere o quão versátil um imóvel térreo pode representar para você.

Isso porque, além dele servir como moradia, a depender do espaço que possui, dá para anexar um pequeno comércio.

Nesse caso, é possível construir um escritório, salão de beleza, oficinas ou expandir mais a casa construindo mais um cômodo para melhor atender às suas necessidades.

  1. Privacidade garantida

Para quem fica em dúvida acerca de morar numa casa ou apartamento e preza pela privacidade, sem dúvida alguma, deve considerar a unidade imobiliária térrea.

Isso porque, ao contrário do que ocorre nos condomínios, você não vai precisar dividir áreas de lazer com vizinhos. Além disso, uma casa térrea evitará que você seja incomodado com barulhos que possam atrapalhar o seu descanso.

Casa ou apartamento? As vantagens em escolher um apartamento para morar

  1. Segurança

A presença da portaria no edifício assegura o bem-estar de todos os condôminos, pois, vistoria a entrada e saída dos indivíduos. Além disso, impede que pessoas desconhecidas importunem os moradores.

Do mais, os prédios que dispõe de um sistema de segurança completo tendem a impedir a ação de criminosos. 

  1. Facilidade quanto à limpeza

Manter um apartamento limpo é muito mais simples do que um imóvel térreo, visto que se torna necessário apenas promover a limpeza dos cômodos internos. Normalmente, a limpeza das áreas comuns aos condomínios é realizada por prestadores de serviço.

Outro fato importante a ser ressaltado quanto ao dilema casa ou apartamento, no quesito limpeza, se dá em razão do apartamento ficar distante da via urbana. Com isso, a poeira carregada pelo vento costuma ser menor.

  1. Maior acessibilidade

Há condomínios com ótima localização, situados próximos a centros urbanos. Quando situam locais distantes, tais prédios podem conter inúmeras linhas de transporte público. Devido a isso, os condôminos, ao final do mês, acabam tendo redução em seus gastos.

  1. Ganho na qualidade de vida

Outro quesito relevante atribuído ao apartamento na hora de pensar a respeito da moradia casa ou apartamento, se refere à qualidade de vida.

Em sua grande maioria, os prédios disponibilizam espaços comuns aos moradores: churrasqueiras; áreas verdes; local reservado para os pets; quadra, parque e outras atividades que possam garantir o entretenimento do grupo familiar.

  1. Mais praticidade e menos estresse

A maioria dos condomínios possui, ao menos, um elevador. Esse ascensor tende a facilitar o momento em que é necessário subir com as compras. Sem contar com a presença da portaria que funciona 24 horas e recebe encomendas quando o condômino não se encontra.

Além disso, caso tenha filhos e/ou pets, você não precisará sair do condomínio para passear com eles, pois pode utilizar as áreas comuns aos moradores.

  1. Maior praticidade

Se você precisa de mais praticidade em sua rotina, saiba que um apartamento pode te atender quanto a essa necessidade. Esse tipo de unidade habitacional pode ser uma escolha assertiva para o público jovem e profissionais no início de carreira — indivíduos que prezam por aproveitar o tempo.

De forma geral, os condomínios considerados excelentes dispõem de uma boa infraestrutura, alicerces que facilitam a realização de atividades no prédio.

Construção de casa ou apartamento é com o Meu Primeiro Apê

O Meu Primeiro Apê é uma plataforma virtual muito abrangente, a qual, deixa à sua disposição construtoras de renome no âmbito civil. São elas:

  • Construtora Tenda;
  • MRV engenharia;
  • Quartzo;
  • Prisma, dentre outras construtoras.

Assim, em vista dessas empresas, independentemente de sua pretensão ─ construir casa ou apartamento, bem como comprar imóvel ainda na planta ─,  optar pelos serviços do Meu Primeiro Apê é a melhor coisa que você pode fazer!

Como o Meu Primeiro Apê encontra o imóvel certo para você

Para que o #MPA encontre a casa ou apartamento ideal, é necessário visitar o site Meu Primeiro Apê. Nesta página, basta você preencher os campos destinados à sua renda, como: valor e categoria profissional em que se enquadra — estagiário, empresário, MEI  

Assim que informar esses dados e clicar em conheça seu futuro imóvel, você vai ser direcionado a outra página. Lá, se a aquisição for realizada em associação a outra pessoa, esta, assim como você, precisará informar os mesmos dados.

Além disso, o Meu Primeiro Apê conta com alta tecnologia para realizar suas buscas. Isto porque, assim que você conclui a compra, os robôs virtuais é que se encarregam de fazer todo o trabalho, vasculhando a internet para encontrar e oferecer o que há de melhor para você!

Produtos e serviços

Além de indicar o imóvel ideal, no Blog Meu Primeiro Apê você consegue sanar dúvidas acerca de construtoras parceiras, documentação, finanças pessoais, dentre outros assuntos atrelados à construção civil.

Viu como é incrível? Agora, além de ter ficado por dentro sobre qual unidade habitacional escolher, casa ou apartamento, você sabe também que o Meu Primeiro Apê reúne em um só lugar as melhores construtoras do âmbito civil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.