fbpx

Benefícios de um condomínio: veja 6 vantagens que eles oferecem!

7 minutos para ler

compra de um imóvel é sempre uma decisão cercada de empolgação, ansiedade e dúvidas. Especialmente se for a sua primeira aquisição. E não é para menos.

Geralmente, a compra do primeiro imóvel envolve um compromisso de longo prazo, certa organização e empenho. Justamente por isso, sempre surge a dúvida: em que tipo de imóvel quero morar? Qual oferece o melhor custo-benefício? Para ajudar você nessa importante escolha, vamos listar os 6 principais benefícios de um condomínio.

Esperamos que, ao concluir a leitura do nosso artigo, você esteja mais preparado para tomar essa importante decisão para você e sua família. Vamos lá?

Quais os benefícios de um condomínio?

Não são poucos os benefícios de um condomínio e não é atoa que este é o tipo de construção que mais cresce no Brasil. A seguir vamos listar as 6 razões mais recorrentes para que os imóveis em condomínio tenham se tornado o maior sonho de milhares de brasileiros. Confira!

1. Segurança

Essa talvez seja a maior preocupação do brasileiro hoje: segurança. E em que local temos maior necessidade de nos sentirmos seguros? Sem margem de dúvidas, no nosso lar. Este é o nosso porto seguro.

Mesmo que, muitas vezes, possamos sentir medo no trajeto de casa para o trabalho, no final do happy hour, ao buscar o carro no estacionamento ou simplesmente por ter que achar uma vaga na porta de uma farmácia ou hospital no meio da noite, sabemos que vamos voltar para a segurança do lar. Onde podemos nos desligar das preocupações que, muitas vezes, nem mesmo sabemos que estamos carregando.

Nesse sentido, viver em um condomínio fechado é um presente. Toda a estrutura de segurança e monitoramento eletrônico, com câmeras de seguranças, vigilantes, porteiros, muros altos, guaritas e sistemas de alarme garantem tranquilidade incomparável. Além disso, o acesso a não moradores é restrito.

2. Praticidade e comodidade

Por terem se tornado um tipo de habitação bastante procurado, e consequentemente, bem valorizado, a maioria dos condomínios fechados tem localização privilegiada, com fácil acesso aos centros urbanos.

Além disso, geralmente contam com comércio e serviços locais ou nas redondezas capazes de atender às necessidades básicas dos moradores. São farmácias, supermercados, agências bancárias, escolas e cursos de idiomas que se deram conta do potencial desse tipo de moradia. E oferecem toda a comodidade necessária aos moradores.

3. Diversão

É cada vez mais difícil se locomover nas cidades brasileiras sem sofrer um enorme desgaste físico e emocional. A cada dia está mais demorado percorrer pequenas distâncias. Essa dificuldade de mobilidade, associada à pouca oferta de áreas de lazer coletivas (como parques e clubes) tem sido um dos principais motivos para o aumento na procura por imóveis em condomínios fechados.

E não é para menos. Contar com infraestrutura completa de lazer, com piscina, academia, espaço kids, área gourmet, quadras, salão de festa — entre outros confortos voltados para o lazer — é absolutamente transformador.

Tudo isso, compartilhado com pessoas do seu dia a dia, sem tirar o carro da garagem e sem preocupação com toda a logística relacionada à manutenção e conservação. O que mais você pode querer?

4. Qualidade de vida

A vida está cada dia mais corrida. Tanto que, muitas vezes, é difícil encontrar um tempo para curtir os filhos, cuidar de si mesmo ou, simplesmente, permanecer no ócio.

Agora imagine que você pode contar com o estímulo de uma academia ou pista de cooper praticamente dentro de casa. Fica ou não fica mais fácil se animar a dar aquela corridinha ou caminhada antes do trabalho? Ou aproveitar a área verde do condomínio para ensinar as crianças a empinar pipas bem longe da rede elétrica.

Isso sem falar que o espaço gourmet e o salão de festas são um incentivo a parte para receber os amigos com mais frequência. Sem ter que se preocupar com quem vai limpar o chão ou lavar os banheiros ao final da confraternização.

Tem alguma maneira mais eficiente para aumentar sua qualidade de vida do que praticar esportes e passar mais tempo com quem se ama? Essa razão, por si só, vale a aquisição de um imóvel em condomínio.

5. Comunidade

Para a maioria das pessoas, morar em um condomínio amplia o senso de comunidade. Isso porque esse tipo de moradia prioriza a oferta de áreas de convivência. O objetivo é promover a interação e convivência dos moradores de modo fomentar o clima de harmonia, amizade e respeito.

6. Redução de custos

Bem, chegamos ao último benefício de um condomínio. E não deixamos a questão da redução de custos por último sem justificativa. Afinal, era necessário listar os benefícios dos quais você vai desfrutar para só depois lembrá-lo que tudo isso terá um custo bem em conta.

Afinal, todo o valor dedicado à implantação e manutenção dessa estrutura é compartilhado entre todos os proprietários. Isso representa uma grande mudança de paradigma na nossa sociedade. Estamos transformando a necessidade do “ter”, no benefício de “usufruir”. Uma solução que reduz não apenas custos financeiros, mas também muitos recursos naturais.

O que levar em consideração ao optar pelo condomínio?

Como você pôde ver, adquirir um imóvel em condomínio pode ser um ótimo negócio. Mas, para acertar na escolha é muito importante não permitir que empolgação tome conta de você.

Por isso, antes de fechar negócio é importante levar alguns pontos em consideração. Como o seu perfil e da sua família, seu estilo de vida e os planos para o futuro. Também é importante começar a pesquisar sobre financiamento de imóveis e os documentos necessários.

Já em relação às questões ligadas ao empreendimento propriamente dito, avalie com cuidado as áreas comuns e as condições de acessibilidade. Consulte o estatuto e regimento do condomínio. Se inteire sobre as vagas de garagem e sua distribuição. Procure saber se animais são permitidos. E se há limite de horário para produção de ruídos.

Por fim, é aconselhável verificar quais são as penalidades e sanções caso as regras e normas previamente estabelecidas não sejam cumpridas. Ou em caso de atraso de mensalidade (ninguém quer ficar devendo, mas imprevistos acontecem todos os dias). E é sempre melhor ter todas as informações necessárias para tomar a melhor decisão, não é mesmo?

Agora que você conhece os benefícios de um condomínio, já pode começar a pensar no seu próximo imóvel. Além da segurança, optar por viver em um condomínio é garantia de lazer e qualidade de vida para você e sua família sem precisar sair de casa.

E se quiser acompanhar mais dicas e notícias sobre o tema é só nos seguir nas redes sociais. Tem sempre conteúdo interessante para você ficar por dentro do mercado imobiliário. Estamos no Facebook e LinkedIn.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-