Tudo sobre apartamento na planta: como, quando e onde comprar

Tudo sobre apartamento na planta: como, quando e onde comprar

Você quer construir, mas não sabe por onde começar? Saiba o que você precisa fazer para investir em um apartamento na planta e, principalmente, onde comprar.

Quem está à procura de comprar um imóvel, independente de seu estado (novo ou usado), geralmente analisa também as possibilidades de adquirir um apartamento na planta.

Em vista dessa aquisição, é válido mencionar que tal modalidade de empréstimo possui certas particularidades.

Então, se você deseja adquirir a casa própria, se torna necessário entender todos os trâmites atrelados ao financiamento imobiliário.

Saiba mais a seguir os principais detalhes que envolvem a compra de um apartamento na planta!

Como funciona a compra de imóveis na planta

A compra de imóvel na planta diz respeito a adquirir um apartamento que está no início da obra, ou mesmo, ainda se encontra na fase de construção.

Assim, se você tem a necessidade de se mudar com urgência, essa modalidade não é adequada a você, visto que a conclusão da obra pode levar alguns anos.

No entanto, caso você não se importe — a depender de seus planejamentos — em ficar na espera desse prazo, obter um apartamento na planta é uma boa opção.

Quando adquirir um apartamento na planta?

O caos pandêmico imposto pela covid-19, sem dúvida alguma nos deixa a pensar sobre a situação econômica do país na hora de tomar uma decisão séria, como, por exemplo, investir na compra de imóvel.

Caso você esteja nessa indecisão, vamos logo adiantar que não existe uma fórmula mágica para definir o momento exato em adquirir um apartamento na planta, pois, as taxas que compõem o âmbito imobiliário sofrem constantes variações.

Assim sendo, com a finalidade de prestar auxílio quando chegar o momento tão esperado em adquirir a sua casa própria, selecionamos algumas dicas. Confira:

  • Análise da vida financeira: esse é o aspecto que requer mais atenção antes de tomar uma decisão. Estude a proposta imobiliária e veja se cabe em seu orçamento;
  • O núcleo familiar: o crescimento da família é um dos motivos para investir na compra de um apartamento na planta ou mesmo uma casa térrea;
  • Custo de vida melhor: além de escolher um bairro com custo de vida que caiba em seu bolso, a longo prazo, comprar um imóvel nessa localidade pode resultar na redução de gastos;
  • Oportunidade oferecida pelo mercado imobiliário: ressaltando que os preços do mercado imobiliário oscilam, quando ele apresentar um preço mais em conta, você deve aproveitar e investir em um apartamento na planta;
  • Boas condições de pagamento: esse fator é fundamental. Logo, para ter êxito em seus investimentos imobiliários, atente-se à proposta de financiamento ofertada.

Afinal, como comprar apartamento na planta?

A maneira mais usual para você comprar um apartamento na planta, se dá por meio da aquisição simples.

Nesse caso, é a construtora quem assumirá toda a responsabilidade pelo investimento, ou seja, ela negociará diretamente com os compradores, além de estar à frente do projeto desde o início até a entrega dele.

Acompanhe logo abaixo os procedimentos atrelados a essa modalidade.

Proposta e lançamento do empreendimento

É a instituição construtora que será responsável por lançar o empreendimento, escolher a localidade, comprar o terreno, prover o projeto e, adjunta aos órgãos públicos, aprovar quaisquer licenças necessárias.

Levando em consideração o progresso da construção, a esta etapa, a construtora já deve possuir a estimativa do custo de obra como um todo.

Desse modo, a construtora consegue calcular o quanto vai gastar em cada unidade, sendo possível estipular seu preço.

Vale mencionar que o valor de venda, a depender das particularidades da unidade, pode sofrer variações.

Trâmites relacionados à venda do apartamento na planta

Após a construtora definir os preços das unidades, ela promove a ação da venda. Os pagamentos serão divididos em duas fases:

  • Antes e enquanto estiver ocorrendo a obra;
  • Após a conclusão da obra — etapa em que o imóvel já pode ser entregue ao comprador.

De forma geral, o comprador deve pagar na primeira fase, em média, 30% do preço do imóvel. Neste caso, é gerado um montante associado às prestações mensais, podendo até haver parcelas semestrais ou anuais.

Edificação e entrega do apartamento na planta

Conforme o acordo, durante o período em que realiza o pagamento das prestações, o comprador tem o direito de acompanhar a execução da obra.

Assim que a construção chegar ao fim e os pagamentos referentes à primeira fase tiverem sido efetuados, o comprador pode tomar posse do imóvel.

Em média, o saldo devedor chega a 70% do preço do apartamento na planta. O comprador tem a possibilidade de quitar essa pendência por meio de um financiamento imobiliário ou com a própria construtora.

Direitos e deveres pós-obra

O trabalho da construtora chega ao fim, assim que a obra tiver sido concluída, contratado o financiamento e as chaves da propriedade forem entregues.

Até que o crédito concedido seja quitado, o imóvel (apartamento na planta) ficará em nome da instituição financeira concessora do empréstimo imobiliário.

A posse tende a ficar em nome do indivíduo proprietário. Assim, ele terá o direito em alugar, ocupá-lo ou até mesmo promover a venda. Esta última ação somente poderá ocorrer caso o financiamento seja quitado no ato da venda.

Onde comprar o apartamento na planta?

Caso você esteja em dúvida sobre qual empresa imobiliária escolher dentre as inúmeras ofertas, sugerimos o Meu Primeiro Apê! Esta organização se responsabilizará por tirar do papel o seu apartamento na planta.

O Meu Primeiro Apê é voltado à venda de apartamento na planta, antes mesmo de ter estabelecido o primeiro contato com o cliente.

Com o Meu Primeiro Apê, o cliente tem acesso a todas as informações a respeito do investimento, como: 

  • Compra;
  • Financiamento;
  • Taxas;
  • Dentre outros dados.

Além disso, no site é possível encontrar os melhores imóveis sem que você gaste tempo procurando.

Produtos e serviços

Então, se você tem o objetivo de comprar um imóvel, pode contar com o Meu Primeiro Apê! Veja abaixo o que essa organização tem a lhe oferecer:

  • Venda de apartamentos em diferentes estágios de construção;
  • Simulação aberta de condições de financiamento;
  • Cadastro de imóveis feito pelas corretoras.

Além de ter ficado por dentro a respeito dos processos que envolvem a construção e o financiamento de apartamentos, agora, sabe que também pode contar com os produtos e serviços do #MPA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.