Qual a importância da análise de crédito ao comprar um imóvel? Rafael 9 de dezembro de 2021

Qual a importância da análise de crédito ao comprar um imóvel?

As instituições que concedem empréstimo financeiro para a compra de um imóvel ou apartamentos na planta promovem a análise de crédito com a finalidade de entender o perfil do cliente.

Assim, ao verificar o perfil do solicitante, a instituição financeira consegue mensurar se ele terá condições de arcar com a dívida que está prestes a assumir.

Essa análise é de grande valia para os bancos, pois, desta forma, conseguem certificar a respeito da capacidade de o cliente pagar o empréstimo.

Entenda a seguir como a análise de crédito é realizada, e quais documentos são necessários para quem procura financiamento imobiliário.

O que é análise de crédito e qual a sua importância na compra de um imóvel

A análise de crédito se trata de uma ação que certas empresas, construtoras ou agentes imobiliários realizam para avaliar se o potencial comprador manterá as parcelas em dia.

Em relação à importância de haver a análise de crédito, é válido mencionar fatores como, confiança e estabilidade no momento de efetuar a compra de um imóvel, o que tende a assegurar às partes envolvidas no processo de compra e venda.

Como é realizada a análise de crédito?

No caso de financiamento imobiliário, se leva em consideração as informações pessoais do cliente — se ele possui alguma pendência, as condições do imóvel, o prazo para pagamento, dentre outros detalhes.

Com o intuito de melhor explicar acerca do que é requerido, confira abaixo os aspectos fundamentais considerados na aquisição de um imóvel.

Avaliação de informações pessoais

A pessoa que solicita crédito fica sujeito a ter os seus dados pessoais analisados. São eles:

  • Perfil financeiro;
  • Nível de escolaridade;
  • CPF;
  • Hábitos de consumo;
  • Profissão;
  • Renda.

Além disso, é importante destacar outro fator de grande relevância: a idade. Isto porque, as melhores condições de pagamento são ofertadas ao solicitante que é mais jovem, visto que terá mais tempo para quitar a dívida.

Condições financeiras

Durante todo o trâmite a respeito de financiar um imóvel, a renda é um ponto muitíssimo analisado.

Assim, o imposto de renda ou mesmo o contracheque são documentos solicitados enquanto ocorre a análise de crédito, sendo de vital importância comprovar os vencimentos à instituição financeira.

Verificação do patrimônio

Se você detém posse de algum bem material e deseja obter o crédito com taxas menores e em condições vantajosas, é possível incluí-lo como garantia na negociação.

Em vista disso, se for o caso de um imóvel, é levado em conta aspectos como o valor de venda, a localização, a situação da documentação e a sua conservação.

Histórico no âmbito comercial

Durante a análise de crédito, é de grande importância que você possua um excelente histórico de pagamento nas zonas comerciais.

Caso alguma vez você tenha financiado um automóvel, mas deixou atrasar uma ou outra parcela ou mesmo não realizou o pagamento do empréstimo, é bem provável que esta vai ser uma razão que dificultará a concessão de um novo financiamento.

No entanto, se você paga as parcelas corretamente, bem como quita parcelas do cartão de crédito, as chances de ter aprovação quanto ao crédito será maior.

Os passos essenciais da análise de crédito

Além de saber como ocorre a análise de crédito, é indispensável entender os passos acerca da verificação de crédito. Confira!

Cadastramento

O primeiro passo diz respeito a efetuar o cadastro junto à instituição. Existem construtoras, bem como imobiliárias, que realizam a análise de crédito.

Contudo, geralmente essa ação fica a cargo das instituições que concederam o financiamento.

Documentos exigidos

Assim que o cadastro for efetuado, você precisará apresentar a documentação para que a análise de crédito seja realizada e, por conseguinte, liberar o financiamento imobiliário.

A depender da construtora, a documentação pode sofrer variações, entretanto, em sua maioria, os documentos são estes:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Conjunta de débitos de tributos federais;
  • Comprovante de renda atualizado.

Avaliação imobiliária

A etapa seguinte a entrega da documentação diz respeito à avaliação do imóvel que você pretende adquirir.

Em vista disso, o bem a ser escolhido precisa se adequar ao seu perfil financeiro, assim como corresponder às suas necessidades e também a de seu grupo familiar.

Liberação do crédito

Por fim, as instituições que liberam o financiamento se responsabilizarão em fazer a análise de crédito. Em geral, o prazo de duração desta etapa é de dez dias, no entanto, a depender da instituição, este período pode sofrer variação.

Assim que receber o aval, você poderá solicitar o empréstimo a qualquer momento, sendo necessário assinalar um contrato com a agência/instituição contratada. Este contrato deve conter as principais informações acerca do financiamento.

Como saber qual o imóvel é o mais adequado?

Em meio a tanta oferta imobiliária, é normal ficar indeciso a respeito de uma ou outra empresa do segmento.

Por isso, com a finalidade de ajudar, abordaremos os passos que você precisa seguir para ficar por dentro dos melhores financiamentos e imóveis, como, o ato de fazer uma ronda no mercado e, conhecer um pouco a marketplace Morada.

Reflexão sobre o seu desejo

Reflita a respeito do que você realmente quer e deseja para a sua vida. Este passo é muitíssimo importante, pois te levará a escolher o financiamento de forma assertiva, com mais confiança e decisão.

Faça pesquisa no mercado

Antes de dar início ao financiamento imobiliário, você deve pesquisar o mercado. Neste caso, é necessário analisar tanto o mercado acerca dos imóveis disponíveis quanto o que diz respeito às opções de financiamento.

Com isso, você será capaz de aliar esses dois aspectos e, assim, adquirir a opção que melhor satisfaça o seu bolso.

Conheça o Meu Primeiro Apê

O Meu Primeiro Apê se destina à venda de apartamentos ainda na planta, e, antes de haver o primeiro contato com o cliente, dispõe a ele todas as informações sobre o seu investimento, como:

  • Compra;
  • Financiamento;
  • Taxas;
  • Dentre outros dados.

Além disso, no site é possível encontrar os melhores imóveis sem que você gaste tempo procurando.

Produtos e serviços

Quer ter um lar para chamar de seu? Então, pode contar com o Meu Primeiro Apê! Confira abaixo o que ele pode te proporcionar:

  • Venda de apartamentos em diferentes estágios de construção;
  • Simulação aberta de condições de financiamento;
  • Cadastro de imóveis feito pelas corretoras.

Além de ter ficado por dentro sobre o que significa a análise de crédito, agora, você sabe que também pode contar com os produtos e serviços do #MPA!

Write a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *