fbpx

A cor pantone de 2019 poderá dar um toque especial na decoração da sua casa!

cor pantone de 2019
6 minutos para ler

Você provavelmente já deve ter ouvido falar na cor pantone 2019, mas nem todo mundo sabe o que ela significa. A empresa é especialista em cores e, anualmente, define qual será a mais em alta. Portanto, elas estarão mais em voga nas tendências de peças de vestuário e de decoração. A cor pantone de 2019 é a living coral. 

Essa prática teve início em 1999. A escolha da cor é feita com base em estudos de acordo com o momento da sociedade, as necessidades e as novidades do mercado. É essa tonalidade que representará cada ano, influenciando na moda e no comportamento das pessoas como um todo. 

O Pantone Color Institute é que faz essa escolha, com base em pesquisas nas artes, no cinema e até em artistas. 

Quer saber mais sobre o tema e como ele influencia a sociedade, o design e a decoração da casa? Siga conosco e fique por dentro do assunto! 

Cor living coral

A cor pantone de 2019, ou pantone 16-154, é a living coral, também chamada de coral vivo. O tom foi escolhido para reavivar a vida e fazer reflexão da sociedade em relação à vida marinha e às questões relativas à poluição dos oceanos e à extinção de espécies aquáticas no planeta.

Sua tonalidade é laranja pêssego ou laranja rosado. Também foi escolhida devido à referência à energia, leveza, suavidade, ao otimismo e à alegria. Por isso, ao mesmo tempo, incentiva as “realidades naturais e digitais”, propõe a interação humana e a conexão social, segundo definição feita pela própria empresa

Ainda de acordo com a pantone, o living coral é vibrante, ao mesmo tempo que é suave. Ela incentiva as conexões tecnológicas e o uso das mídias sociais, como é a realidade da sociedade atualmente. Enquanto buscamos uma experiência autêntica e íntima, não deixamos de lado a vida moderna. 

Influências no design de ambientes

Por ser um tom que remete ao despojado e ao livre, o living coral é considerado por arquitetos e decoradores como facilmente aplicável na decoração. É possível usar a cor em pequenos detalhes com o objetivo de favorecer e destacar objetos importantes em um ambiente em processo de decorado. Isso deixa o espaço moderno e, ao mesmo tempo, delicado, sem cansar quem ali reside. 

Essa é uma tendência que se segue desde 2018, quando a cor pantone escolhida para aquele ano, foi a ultravioleta. O tom do ano passado foi inspirado em personalidades importantes e muito conhecidas da sociedade, como Prince, David Bowie e Jimi Hendrix. Elas tinham como hábito usar essa tonalidade em suas roupas, por exemplo. Por isso, foi uma cor que fez sucesso nas passarelas em todo o mundo. 

Desta vez, neste ano, o foco é o coral. Ele pode ser combinado com outras cores, como marinho, roxo, verde escuro, azul e até mesmo metálicos. Por ser um tom de muita luz, vai bem com tons profundos, abrindo para alternativas interessantes de decoração, como por meio de contrastes e contraposições. 

Pantone na decoração

Anualmente, a Pantone também divulga o livro PantoneView home + interiores, com informações sobre a aplicação da cor do ano em ambientes. A ideia é que essa tonalidade deva ser usada em utensílios domésticos. Isso acaba alimentando o mercado a cada nova temporada de cores da moda e também a decoração em geral, definindo tonalidades para paredes, móveis, entre outros. 

Ao mesmo tempo que o living coral foi tratado como a cor do ano, a Pantone indicou outras paletas de tons para serem referências na decoração: cravings e clássico. O primeiro tem tons voltados à culinária, enquanto o segundo abre espaço para um estilo mais quente na decoração.  

O objetivo é estimular a indústria a se conectar com as necessidades dos consumidores. Por isso há tanto estudo por trás da definição da cor do ano. 

Diversas aplicações para a cor

Diversos espaços podem receber toques da cor, ou, até mesmo, uma alternativa é fazer os ambientes todos com o coral, tanto nas paredes quanto nos mobiliários. Como se trata de uma cor versátil, ambas as ideias caem muito bem e garantirão ótimas combinações.

A aplicação, por sua vez, deve levar em conta o estilo de cada ambiente, como se atende a um formato mais clássico, moderno ou vintage, por exemplo. Ao definir isso, os itens que mais combinarão com o espaço e suas cores devem ser definidos.

Uma almofada coral, um abajur, plantas diversificadas em vasos em tons alaranjados, entre outras características, são relevantes nesse design. Esses são aspectos pensados para uma sala de estar ou varanda. Mas até mesmo banheiros e cozinha podem estar adaptados a esse tom.

Por exemplo, optar por eletrodomésticos nesses tons pode ser fundamental para uma ambientação adequada. Liquidificadores, batedeiras, aparelhos de jantar, talheres, entre outros, podem ser encontrados em cores, no mínimo, diferentes das tradicionais. Azulejos decorados são outros investimentos que podem ser feitos e marcam o ambiente de forma completa. 

A escolha certa

Outro ponto a ser pensado é na versatilidade do coral, que aceita diferentes tons, que vão do pastel ao intenso. Então, por que não adaptar essas colorações em um único espaço? Ter bom senso e contar com a ajuda de bons profissionais é a chave para se alcançar êxito nessa inovação. 

As cores têm total influência na decoração de qualquer ambiente. Desde que combinem, é possível usar e abusar delas, com aplicações em móveis, eletrodomésticos, tintas da parede, azulejos, entre outras escolhas. Não é por acaso que todo ano uma cor pantone é escolhida para marcar e influenciar indústrias e consumidores por todo o mundo.

Pode parecer algo simples, mas a definição do tom mais famoso do ano é feita com base em muita pesquisa, ouvindo muitas pessoas. Consequentemente, traz reflexo no dia a dia da sociedade, nas roupas, nas passarelas, nas decorações, entre outros. E já é possível reconhecer a cor pantone 2019 — living coral — em todos esses ambientes e espaços. 

Agora que você conheceu a cor pantone de 2019 e já sabe como usá-la para dar um toque especial na decoração da sua casa, curta a página da Meu Primeiro Apê no Facebook. Você ficará por dentro de todas as novidades e tendências do mercado imobiliário. 

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-