fbpx

10 ideias de design de interiores para uma decoração a baixo custo!

decoração a baixo custo
7 minutos para ler

Quem nunca se imaginou entrando em seu primeiro imóvel, com tudo novinho e, até, brilhando? Se você já alcançou os 30 anos, ou está perto disso, com certeza tem esse sonho. O que você, talvez, não saiba é que decorar pode ser mais fácil e barato do que imagina. Inclusive, algumas transformações podem ser feitas por você e pela sua família. Conheça nossas dicas de decoração a baixo custo e deixe sua casa linda para as festas de fim de ano.

1. Almofadas

Almofadas novas são uma boa maneira de renovar o visual do seu sofá. E o melhor, nem sequer precisam ser compradas. Se o estado da espuma ainda for bom, você pode, apenas, substituir as capas. Você vai economizar ainda mais! E se você não tem uma máquina de costura? Sem problemas, elas podem ser feitas com cola para o tecido. Isso que vai lhe poupar praticamente todo o trabalho!

O ideal é misturar almofadas simples e estampadas. Mas lembre, quem tem crianças pequenas em casa, deve evitar cores claras, pois elas aparentam sujeira com mais facilidade. Além disso, escolha modelos, texturas e figuras de acordo com o estilo da decoração para não quebrar a harmonia do cômodo.

2. Flores e plantas

Nada como um pouco de verde para dar vida a uma casa, certo?! Então, que tal uma parede assim? Bastam algumas tábuas de madeira e um pouco de tempo, que você pode construir sua própria parede de plantas! Mas é importante que escolha uma parede nas quais elas possam estar expostas à luz natural e à ventilação.

Além de embelezar a casa com uma decoração a baixo custo, você pode contar com outras vantagens das plantas. Exemplo disso é a capacidade delas de melhorar o ar da casa. Outro ponto positivo é a possibilidade de passar a consumir alimentos orgânicos, como salsa e cebolinha, que podem ser inseridas no meio das plantas ornamentais.

3. Espelhos

A utilização de espelhos na decoração é ao mesmo tempo chique, sofisticada e, pasmem, barata. Além de oferecerem uma variedade de tamanho e formas que torna quase impossível não encontrar um que se adéque perfeitamente à sua casa e ainda com uma decoração a baixo custo.

As peças são utilizadas para compor o visual, concedendo ao ambiente a sensação de amplitude e favorecendo a iluminação. E o melhor de tudo, muitas vezes não precisam ser compradas. Em muitas ocasiões, substituir a moldura pode ser suficiente para renovar o ambiente.

4. Revestimento para sofás ou poltronas

Se você comprou um sofá de excelente qualidade — daquele que resiste ao tempo, às brincadeiras das crianças e pets — mas está cansada do visual da sala: não se desespere. Uma possibilidade é trocar apenas o revestimento. Já existem, no mercado, empresas especializadas com elevada qualidade e preços muito acessíveis.

Mas se quiser economizar ainda mais, pode apenas adotar a sofisticação das mantas ou a praticidade das capas. Com bom gosto e algum tempo disponível é possível encontrar peças de qualidade e beleza.

5. Tapetes

A adoção de tapetes ajuda a delimitar os ambientes da casa e facilita na hora de posicionar os móveis. Além disso, trazem sempre uma sensação de aconchego e conforto. No entanto, antes de sair escolhendo uma peça, é importante levar em consideração as características do cômodo que a abrigará. Isso determinará o tamanho, o material, a textura e a espessura. Afinal, um tapete para sala de jantar não terá o mesmo efeito no quarto ou no hall.

Quanto ao custo, existem itens para todos os bolsos. Afinal, alguns são industrializados; outros, no entanto, são peças de arte, únicos, confeccionados artesanalmente. A boa notícia é que a depender do seu nível de habilidade e paciência, você mesmo pode confeccionar um com técnicas artesanais.

6. Paredes únicas

Você também pode optar por renovar o ambiente se valendo de decorar apenas uma parede do cômodo. O que pode ser feito com papel de parede, adesivos ou uma pintura diferenciada. Assim consegue criar certo destaque para a parte escolhida, gerando um clima diferenciado no ambiente.

O visual dessa parede vai depender do restante da decoração da sua casa. Mas você pode utilizar listras, texturas, pedras em relevo, o texto de um poema, música ou até um trecho bíblico de sua preferência. Qualquer coisa que sua imaginação e a decoração do seu lar permitam.

Mais uma vez, a grande vantagem é que dependendo da técnica adotada, você mesmo pode realizar o trabalho.

7. Renovação de mobília

Sabe aquela cômoda ou cristaleira que você herdou da casa da vovó e que você adora? Então, talvez esteja na hora de dar uma renovada nela, sem perder suas características originais. Técnicas como a marchetaria, pátina e pintura são boas opções. Além disso, a utilização de papel contact e tecido faz muito por uma decoração a baixo custo.

8. Objetos únicos

Essa não é apenas uma opção de decoração de valor reduzido. Mas, sobretudo, uma alternativa que imprime a sua personalidade ao ambiente do seu lar. E tem coisa mais gostosa que sentir que a sua casinha é uma extensão do seu ser? Por isso, abuse e use das peças que você adquiriu ao longo da vida. Lembranças de viagem, de datas, de amores. Seja a paixão pela profissão, por um esporte, um hobby ou por um ícone da moda ou da música.

Se você é um publicitário, imagine uma parede com seus melhores cartazes. Se você for cinéfalo, que tal uma com os cartazes dos seus filmes prediletos?  Agora, se a sua área é educação, não esconda seus livros, deixe os à vista, em uma prateleira todinha deles.

9. Toque artístico na decoração a baixo custo

Compre uma tela, pincel e tintas. Arregace as mangas e mostre seus talentos! Você prefere colagens? Não importa! Componha um trabalho usando páginas de revistas, miçangas ou retalhos de tecidos.

Envolva as crianças. Reserve uma parede apenas para elas. Deixe livre sua criatividade. Além de ser decoração a baixo custo, pode ser divertido e relaxante.

10. Painel fotográfico

Os momentos especiais que vivemos e que fazemos questão de registrar precisam ficar a mostra. Abandone, imediatamente, esse terrível hábito que adotamos de conservarmos apenas as versões digitais de nossas fotografias. Escolha aquelas que te trazem as melhores recordações e faça um enorme painel com elas. Não se restrinja a pequenos porta-retratos, que podem, sim, ser lindos. Mas vá além. Ouse!

Como você pôde descobrir com nossas dicas, realizar a decoração a baixo custo é possível e pode ser muito divertido. Se você começar agora, ainda dá tempo de transformar o ambiente da sua casa este ano.

Então, curtiu nosso artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude seus amigos a descobrirem que é possível deixar a casa renovada com menos do que você esperava.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-